No Concelho de Vendas Novas a gastronomia assume uma particular importância, sendo as Bifanas o exlíbris, o expoente máximo da sua identidade gastronómica.
Não sendo um prato rico, reflexo das condições de vida das suas gentes, as Bifanas são a consequência da localização de Vendas Novas e da sua característica de terra de passagem.
A Bifana de Vendas Novas é a iguaria do camionista elevada ao sublime, um elemento da sociedade de consumo transformado num símbolo de uma terra.
Com este espaço pretende-se criar condições para estudar com maior profundidade o fenómeno das Bifanas de Vendas Novas, as perspectivas da sua evolução, como poderá contribuir para o combate ao défice, as possibilidade de transformação deste produto/conceito local num elemento central de afirmação do Concelho na região, no país e no mundo, como internacionalizar as Bifanas de Vendas Novas, quais as posibilidade de criação de uma transnacional de comércio de Bifanas de Vendas Novas com a capacidade de obter o monopólio do comércio mundial de bifanas.
Entretanto, não se evitará de comentar qualquer outro tema relacionado com o contexto mais geral do concelho, do país e do mundo, sobretudo se de forma directa ou indirecta se relacionar com a questão das Bifanas.
0 Responses to “Bifanando”
Leave a Reply